Faixa elástica e os exercícios de pilates

Publicada em 26/10/2017


Você sabia que podemos usar as faixas elásticas como acessório para variar uma aula de mat pilates, sem abrir mão dos exercícios clássicos do Método?

Muitas vezes sentimos que nossas aulas precisam de um “plus” a mais para continuar motivando nossos alunos. Na verdade, o método Pilates por si só já é suficiente, com exercícios variados e muito desafiadores. Mas, podemos sim fazer uso de alguns acessórios se acharmos necessário. Um exemplo é a faixa elástica. Ela pode ser usada em diferentes resistências, dependendo do objetivo da aula. E podemos usá-la para fazer praticamente todos os exercícios do Mat originais, como forma de desafiar o aluno e até mesmo facilitar para alguns movimentos.

Aqui vemos 3 exercícios da sequência básica do mat Pilates:

 1) The hundred: o exercício inicial de qualquer aula de mat, indispensável. Com ele, aquecemos o corpo, ativamos o power house e a circulação sanguinea. O elástico aqui é usado como uma resistência ao boambeamento dos braços, tornando o exercício mais desafiador.

 2) The roll up: vindo após o the hundred na sequencia original do método, este exercício promove um alongamento de toda a cadeia posterior, além de fortalecer o Power house também. Alguns alunos  tem dificuldade de executá-lo de forma correta, por falta de força no abdômen ou até falta de alongamento. Neste caso o elástico facilita o movimento, auxiliando no momento de fazer a flexão do corpo.

 3) One leg circle: Este exercício realiza um círculo com uma perna de cada vez. A princípio um círculo pequeno quando o aluno ainda é iniciante e não tem muita estabilidade de quadril e controle de Power house. O elástico aqui também vai auxiliar na manutenção da estabilidade do quadril durante o movimento.

Estes e outros exercícios podem compor uma aula inteira, tornando-a diferente e atrativa para os alunos.

 

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